sábado, 26 de outubro de 2013

Folha Alcatra (Picanha) na Brasa com batatas grelhadas



 
Ingredientes para 4
 
1 kg de folha de alcatra (picanha europeia)
alecrim fresco q.b.
4 dentes de alho
4 folhas de louro
sal q.b.
2 c. sopa de azeite
 
8 batatas médias
água q.b.
sal
 
 
Tempere a carne com antecedência, adicione uma pasta composta por azeite, alho e alecrim, barre a carne toda coloque as folhas de louro e deixe repousar.
 
Ligue o churrasco, quando já estiver um brasido calmo coloque a picanha envolvida em folha de prata com a marinada, deixe grelhar 10 min de cada lado.
 
Retire a prata e corte a carne em fatias finas, aproveite o molho que a carne deita ao ser cortada. De seguida se achar que está ainda muito crua leve as fatias à grelho 30 segundos de cada lado no máximo.
 
Sirva com batata assada na brasa em folha de alumínio.
 
Lave muito bem as batatas e coloque num tacho com água e sal, leve ao lume durante 10 min após ferver, desligue o lume, retire as batatas e envolva individualmente em folha de alumínio com uma pitada de sal, coloque as batatas envolvidas na folha de alumínio por cima do carvão, vá virando de 2 em 2 min para não queimarem, passados 15 a 20 min estão prontas a retirar o alumínio e a servir.


Para esta receita recomendo:



É um vinho do Douro Tinto produzido a partir de uvas da Quinta do Estanho.
 
 Cor: TintoTipo: Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada (VQPRD)Teor Alcoólico: 14% Vol.

Apreciação
 
 É um vinho do Douro tinto, produzido exclusivamente da casta Tinta Roriz selecionada. Estagiado durante um ano em cascos de carvalho francês novo e depois em garrafa.
Revela um equilíbrio notável, encorpado e com taninos presentes mas redondos, tendo um final de boca limpo, persistente e aveludado.
 

1 comentário:

olá a todos, deixem o vosso comentário, adoro ler todas as vossas mensagens, bjs

poderá ver também

Related Posts with Thumbnails